Previdência social – Gravataí Notícias – Portal de Notícias da cidade de Gravataí 3n6p5b Portal de notícias local de Gravataí, nosso objetivo é manter nossos leitores atualizados e bem informados Sat, 10 Feb 2024 03:03:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.1 /wp-content/s/2021/03/favicon-1-100x100.png Previdência social – Gravataí Notícias – Portal de Notícias da cidade de Gravataí 3n6p5b 32 32 INSS 2d6q3k Saiba como o INSS funcionará durante o período de carnaval, quais serviços ficará disponíveis, confira /inss-saiba-como-o-inss-funcionara-durante-o-periodo-de-carnaval-quais-servicos-ficara-disponiveis-confira/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=inss-saiba-como-o-inss-funcionara-durante-o-periodo-de-carnaval-quais-servicos-ficara-disponiveis-confira <![CDATA[Juliana Garcia]]> Sat, 10 Feb 2024 10:50:00 +0000 <![CDATA[Previdência social]]> <![CDATA[INSS]]> <![CDATA[atendimento INSS]]> /?p=3857 <![CDATA[
INSS: Saiba como o INSS funcionará durante o período de carnaval, quais serviços ficará disponíveis, confira
Os trabalhadores e aposentados que contam com os serviços do INSS devem ficar atentos às alterações nos horários durante o período de Carnaval. Embora não seja considerado um feriado nacional, as agências terão horários especiais de funcionamento, conforme anunciado recentemente. Como o INSS funcionará durante o carnaval? Com a crescente adoção de aplicativos e sites […]]]>
<![CDATA[
INSS: Saiba como o INSS funcionará durante o período de carnaval, quais serviços ficará disponíveis, confira

Os trabalhadores e aposentados que contam com os serviços do INSS devem ficar atentos às alterações nos horários durante o período de Carnaval. Embora não seja considerado um feriado nacional, as agências terão horários especiais de funcionamento, conforme anunciado recentemente. 3r6d26

Como o INSS funcionará durante o carnaval? t5q2c

Com a crescente adoção de aplicativos e sites para ar os serviços do INSS, o atendimento presencial tem sido relegado a uma segunda opção. A tecnologia tem se tornado a preferência para muitos usuários. No entanto, ainda há situações em que a presença física é indispensável, especialmente para determinados serviços que exigem atendimento direto.

Ajustes nos horários de funcionamento

Aqueles que precisam de assistência do INSS devem reorganizar seus planos, pois as agências seguirão um esquema de ponto facultativo conforme orientação do governo federal. Isso implica em ajustes nos horários de funcionamento, que serão os seguintes:

10 e 11 de fevereiro (sábado e domingo): fechado como de costume;
12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira): fechado devido ao Carnaval;
14 de fevereiro (quarta-feira): volta do atendimento a partir das 14h00.

Quais os serviços do INSS ficará disponível para atendimento? d5y1a

Enquanto o atendimento presencial e telefônico do INSS estiver suspenso, os serviços online permanecerão disponíveis. Por meio do Meu INSS, seja no site ou no aplicativo, são oferecidos mais de 100 serviços, sendo que alguns deles não exigem para o.

Como o INSS funcionará durante o carnaval? t5q2c

De sábado (10) até terça-feira (13): atendimento humano das 17h às 18h, após esse horário atendimento por robô;
Quarta-feira (14): atendimento humano normal, das 08h às 22h.

Essas mudanças visam garantir a continuidade dos serviços essenciais do INSS, mesmo durante o período festivo do Carnaval.

]]>
INSS 2d6q3k 13º Salário será antecipado entenda a situação e quando será pago /inss-13o-salario-sera-antecipado-entenda-a-situacao-e-quando-sera-pago/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=inss-13o-salario-sera-antecipado-entenda-a-situacao-e-quando-sera-pago <![CDATA[Juliana Garcia]]> Sun, 21 Jan 2024 21:20:00 +0000 <![CDATA[INSS]]> <![CDATA[Benefício]]> <![CDATA[Previdência social]]> /?p=3209 <![CDATA[
13º Salário será antecipado entenda a situação e quando será pago
O décimo terceiro salário constitui uma remuneração adicional concedida anualmente a trabalhadores, aposentados e pensionistas.]]>
<![CDATA[
13º Salário será antecipado entenda a situação e quando será pago

O décimo terceiro dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permanece agendado para o segundo semestre deste ano, seguindo um cronograma diferente do adotado em 2022, quando o governo federal optou por antecipar os pagamentos para maio e junho.

Segundo informações divulgadas pelo INSS ao Valor, não há previsão de antecipação em 2024. O planejamento atual é realizar os pagamentos das duas parcelas do décimo terceiro nos meses de agosto e novembro.

Décimo terceiro do INSS: O que você precisa saber 2r507

Os rees do décimo terceiro, estimados em R$ 62,7 bilhões, beneficiaram 32,5 milhões de pessoas no último ano. Esse abono anual serve como uma bonificação extra para os segurados e dependentes da Previdência Social.

Podem receber esse benefício aqueles que, ao longo do ano, foram beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. O valor total pago a cada indivíduo é calculado com base na renda mensal do benefício do mês de dezembro correspondente.

Como ocorre o pagamento do décimo terceiro do INSS? 385342

O pagamento é realizado em duas parcelas. A primeira, equivalente a até 50% do valor do benefício daquele mês, é efetuado em agosto.

A segunda parcela corresponde à diferença entre o valor total do abono anual e o da primeira parcela, sendo paga em novembro. Em ambos os casos, o décimo terceiro é creditado junto com o benefício mensal.

É fundamental que os beneficiários do INSS estejam atentos a esses períodos para realizar um planejamento financeiro adequado.

]]>
Chegou o 14º Salário Do INSS Em 2022 5v5h1c /chegou-o-14-salario/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=chegou-o-14-salario <![CDATA[Fabrício Palmaré]]> Wed, 30 Mar 2022 18:20:06 +0000 <![CDATA[Dinheiro]]> <![CDATA[Gravataí Empregos]]> <![CDATA[Gravataí RS]]> <![CDATA[Gravataí Rs Portal de Notícias]]> <![CDATA[INSS]]> <![CDATA[Prefeitura]]> <![CDATA[Previdência social]]> /?p=2666 <![CDATA[
Gravataí Notícias - Arrecadação federal sobe 18,5% e bate recorde para meses de março
A criação de um abono anual emergencial destinado aos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), instituindo na prática o pagamento de um 14º salário durante o período de pandemia da Covid-19, ainda segue em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta original elaborada em 2020, pede o pagamento do […]]]>
<![CDATA[
Gravataí Notícias - Arrecadação federal sobe 18,5% e bate recorde para meses de março

A criação de um abono anual emergencial destinado aos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), instituindo na prática o pagamento de um 14º salário durante o período de pandemia da Covid-19, ainda segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

A proposta original elaborada em 2020, pede o pagamento do benefício de forma excepcional para os anos de 2020 e 2021, caso seja aprovado. Contudo, como houve a demora em sua tramitação, o benefício foi redefinido para ser pago de forma retroativa em 2022 e 2023.

Quando o 14º salário será pago? 5s2q3j

Inicialmente a proposta definia que o 14º salário do INSS fosse pago durante o período de pandemia da Covid-19, ou seja, em 2020 e 2021.

Contudo, devido a demora na análise da proposta e o prazo que havia expirado, a Comissão de Finanças e Tributação, havia previsto que o benefício foi pago em março de 2022 e março de 2023.

Contudo, como a proposta ainda segue em análise e a data prevista para este ano já expirou, caso seja aprovado, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania deve definir uma nova data de pagamento para o benefício

Quais segurados do INSS vão receber o 14º salário? h6p6e

Caso a proposta seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, o 14º salário será pago aos segurados que recebem algum dos seguintes benefícios:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

Calendário da PRIMEIRA parcela para quem ganha até um salário mínimo:

  • Benefício final 1: recebe dia 25 de agosto;
  • Benefício final 2: recebe dia 26 de agosto;
  • Benefício final 3: recebe dia 29 de agosto;
  • Benefício final 4: recebe dia 30 de agosto;
  • Benefício final 5: recebe dia 31 de agosto;
  • Benefício final 6 recebe dia 01 de setembro;
  • Benefício final 7: recebe dia 02 de setembro;
  • Benefício final 8: recebe dia 05 de setembro;
  • Benefício final 9: recebe dia 06 de setembro;
  • Benefício final 0: recebe dia 08 de setembro.

Calendário da PRIMEIRA parcela para quem ganha mais de um salário:

  • Benefício final 1 e 6 recebe dia 01 de setembro;
  • Benefício final 2 e 7: recebe dia 02 de setembro;
  • Benefício final 3 e 8: recebe dia 05 de setembro;
  • Benefício final 4 e 9: recebe dia 06 de setembro;
  • Benefício final 5 e 0: recebe dia 08 de setembro.

Calendário da SEGUNDA parcela para quem ganha até um salário mínimo:

  • Benefício final 1: recebe dia 24 de novembro;
  • Benefício final 2: recebe dia 25 de novembro;
  • Benefício final 3: recebe dia 28 de novembro;
  • Benefício final 4: recebe dia 29 de novembro;
  • Benefício final 5: recebe dia 30 de novembro;
  • Benefício final 6: recebe dia 01 de dezembro;
  • Benefício final 7: recebe dia 02 de dezembro;
  • Benefício final 8: recebe dia 05 de dezembro;
  • Benefício final 9: recebe dia 06 de dezembro;
  • Benefício final 0: recebe dia 07 de dezembro.

Calendário da SEGUNDA parcela para quem ganha mais de um salário:

  • Benefício final 1 e 6: recebe dia 01 de dezembro;
  • Benefício final 2 e 7: recebe dia 02 de dezembro;
  • Benefício final 3 e 8: recebe dia 05 de dezembro;
  • Benefício final 4 e 9: recebe dia 06 de dezembro;
  • Benefício final 5 e 0: recebe dia 07 de dezembro.

Quem terá direito ao 13º salário este ano 6c3p5s

O 13º salário do INSS será pago em 2022 aos segurados que recebem os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

Os segurados que receberam benefícios temporários (aqueles em que há previsão de interrupção dos pagamentos ainda em 2022) também recebem valor proporcional ao 13º salário.

Já no caso dos benefícios assistenciais, como ocorre no Benefício de Prestação Continuada (BPC), estes não possuem direito ao 13º salário pago pelo INSS.

Leia também: Como aumentar seu limite no Nubank?
Leia também: Como resgatar dinheiro no Piay?

]]>
Governo divulga calendário do Benefício 2021 2q2263 /governo-divulga-calendario-do-beneficio/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=governo-divulga-calendario-do-beneficio <![CDATA[Fabrício Palmaré]]> Tue, 13 Jul 2021 23:40:57 +0000 <![CDATA[Gravataí RS]]> <![CDATA[Bancos]]> <![CDATA[Caixa]]> <![CDATA[Desemprego]]> <![CDATA[Empregos Gravataí]]> <![CDATA[Previdência social]]> /?p=2263 <![CDATA[
Gravataí Notícias - Governo divulga calendário do Benefício
O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira (11) o calendário anual de pagamentos dos benefícios do Programa Bolsa Família para 2021. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União. Em janeiro, o pagamento será feito entre os dias 18 e 29.   Programa com 14 milhões de famílias inscritas, o Bolsa Família paga os beneficiários […]]]>
<![CDATA[
Gravataí Notícias - Governo divulga calendário do Benefício

O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira (11) o calendário anual de pagamentos dos benefícios do Programa Bolsa Família para 2021. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

Em janeiro, o pagamento será feito entre os dias 18 e 29.  ebcebc

Programa com 14 milhões de famílias inscritas, o Bolsa Família paga os beneficiários conforme o dígito final do Número de Identificação Social. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. As datas já haviam sido divulgadas pela Caixa Econômica Federal, responsável por operar o Bolsa Família. Confira o calendário.

calendario inss gravatai
Calendário de pagamento do Bolsa Família em 2021 – Ministério da Cidadania/divulgação

Migração 5l5k5f

Em dezembro, a Caixa começou a migração dos beneficiários que ainda sacam o Bolsa Família exclusivamente com o Cartão Cidadão para a conta poupança social digital. Usada no pagamento do auxílio emergencial, a conta poupança permite o pagamento de boletos e de contas domésticas (como água, luz e gás).

Fonte: Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021 | Agência Brasil (ebc.com.br)

]]>
INSS alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefício 502n13 /inss-alerta-golpes-revisao-beneficio/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=inss-alerta-golpes-revisao-beneficio <![CDATA[Fabrício Palmaré]]> Wed, 07 Jul 2021 21:58:56 +0000 <![CDATA[Previdência social]]> <![CDATA[Aplicativos]]> <![CDATA[Bancos]]> <![CDATA[Benefício]]> <![CDATA[Caixa]]> <![CDATA[Dinheiro]]> <![CDATA[Salário]]> /?p=2244 <![CDATA[
AVISO GERAL PREOCUPANTE Sobre o 13º e 14º salário para aposentados acabou de sair
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou hoje (7) uma nota na qual alerta que golpistas têm se aproveitando das revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. “As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular”, alerta o instituto. Tentativas de golpe podem ser denunciadas por meio […]]]>
<![CDATA[
AVISO GERAL PREOCUPANTE Sobre o 13º e 14º salário para aposentados acabou de sair

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou hoje (7) uma nota na qual alerta que golpistas têm se aproveitando das revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. “As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular”, alerta o instituto.ebcebc

Tentativas de golpe podem ser denunciadas por meio da ouvidoria do INSS, no endereço da Controladoria-Geral da União (CGU), ou pelo telefone 135. Vítimas de golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso aos órgãos envolvidos, que podem ser, além do próprio INSS, o banco por meio do qual é pago o benefício.

Para evitar cair em golpes desse tipo, o INSS sugere que o beneficiário mantenha seus dados de contato (telefone, e-mail e endereço) sempre atualizados, o que pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, informa o órgão.

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. “O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135”.

Ainda de acordo com o instituto, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento.

“É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou ou o chat”, complementa a nota.

Fonte: INSS alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefício | Agência Brasil (ebc.com.br)

]]>
Reforma da Previdência foi Protocolada pelo Prefeito Luiz Zaffalon 4w4j12 /reforma-previdencia-protocolada-prefeito-luiz-zaffalon/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=reforma-previdencia-protocolada-prefeito-luiz-zaffalon <![CDATA[Juliana Garcia]]> Wed, 26 May 2021 01:50:25 +0000 <![CDATA[Gravataí RS]]> <![CDATA[Governo]]> <![CDATA[Gravataí Rs Portal de Notícias]]> <![CDATA[Política]]> <![CDATA[Prefeitura]]> <![CDATA[Previdência social]]> <![CDATA[Rio Grande do Sul]]> /?p=1866 <![CDATA[
Gravataí Notícias - Reforma da Previdência foi Protocolada pelo Prefeito Luiz Zaffalon
Nesta segunda-feira (24), o prefeito Luiz Zaffalon entregou pessoalmente na Câmara de Vereadores, medidas para resolver o déficit bilionário no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPG). O Prefeito comenta que sem a reforma todos saem perdendo, “Sem a reforma, todos perdem. A cidade fica sem serviços, como saúde, educação, obras, e os servidores correm […]]]>
<![CDATA[
Gravataí Notícias - Reforma da Previdência foi Protocolada pelo Prefeito Luiz Zaffalon

Nesta segunda-feira (24), o prefeito Luiz Zaffalon entregou pessoalmente na Câmara de Vereadores, medidas para resolver o déficit bilionário no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPG).

O Prefeito comenta que sem a reforma todos saem perdendo, “Sem a reforma, todos perdem. A cidade fica sem serviços, como saúde, educação, obras, e os servidores correm o risco de não conseguirem se aposentar pelo instituto próprio de Previdência, tendo de voltar para o regime geral do INSS”, comenta Zaffalon.

Na Câmara de Vereadores o prefeito foi recebido pelo presidente da Casa Legislativa e alguns vereadores.

O Vereador Alan Vieira comenta que o melhor para a cidade será levado em conta, “Com certeza, faremos um amplo debate aqui na casa, onde o que será levado em conta é o bem maior da nossa cidade”, pontuou o vereador.
Foram enviados à Câmara quatro projetos de Lei chamados (PLs), com a seguinte proposta: dividir entre a prefeitura 51% que resulta em R$ 595 milhões e entre os servidores 49%, ou seja, R$ 580 milhões.

]]>
Pedidos de pensão por morte crescem devido à pandemia 6p4v4b /pedidos-pensao-morte-crescem-na-pandemia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pedidos-pensao-morte-crescem-na-pandemia <![CDATA[Fabrício Palmaré]]> Sat, 22 May 2021 11:40:00 +0000 <![CDATA[Previdência social]]> <![CDATA[Dinheiro]]> <![CDATA[Governo]]> <![CDATA[Saúde]]> /?p=1803 <![CDATA[
Gravataí Notícias - Pedidos de pensão por morte crescem devido à pandemia
O novo coronavírus ainda era uma nova ameaça quando a família do Issao Aoyama, de 62 anos, foi infectada. Moravam juntos ele, a esposa e a filha de 34 anos. Todos eles perderam o olfato e o paladar.  “Os médicos na época não sabiam que isto era sintoma de covid. Não tivemos tosse e nariz […]]]>
<![CDATA[
Gravataí Notícias - Pedidos de pensão por morte crescem devido à pandemia

O novo coronavírus ainda era uma nova ameaça quando a família do Issao Aoyama, de 62 anos, foi infectada. Moravam juntos ele, a esposa e a filha de 34 anos. Todos eles perderam o olfato e o paladar. ebcebc

“Os médicos na época não sabiam que isto era sintoma de covid. Não tivemos tosse e nariz com coriza, mas a garganta ardia e não tínhamos olfato e paladar. amos dias assim. Mas um dia [2 de maio de 2020] meu marido acordou cansado, com tontura e febre de 40 graus. Então o meu filho [que não morava junto] levou o pai no Pronto Socorro de Cambé [município da Região Metropolitana de Londrina-PR] e achávamos que era dengue. A médica falou que ele não tinha sintomas de gripe. Fizeram vários exames. Ele também não estava comendo muito bem. No pronto socorro ficou tomando soro. E então isolaram meu marido, porque a radiografia do pulmão não estava boa e então acharam que era covid”, relata a viúva Silma de Fátima Branco Ayoama, de 63 anos.  

“Ainda no dia 2 meu marido foi encaminhado para a Santa Casa de Cambé, e no dia 3 foi transferido para o Hospital Universitário de Londrina. Ele estava bem, mas no dia 4,  às 3 horas de madrugada, piorou e foi entubado. Daí continuou entubado até dia 6 de maio. Foi quando morreu”. 

Assim como Silma, mais de 400 mil pessoas no Brasil ficaram viúvas, viúvos ou órfãos devido à morte de familiares por covid-19. De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que representa os cartórios, 2020 foi o ano com maior mortalidade de pessoas no país. No total, 1,4 milhão de pessoas morreram no último ano, dessas 194.949 foram vítimas da covid em 2020.

De acordo com os dados da Assessoria de Comunicação Social do Instituto Nacional de Seguridade Social, em 2018 foram concedidas 373.015 pensões, em 2019 foram 428.512 e em 2020 foram 416.341 pensões por morte concedidas. 

A advogada Carla Benedetti, mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP, ressalta que, embora os números de 2020 sejam menores, houve um aumento crescente. “Houve um aumento considerável deste número a partir de agosto de 2020, quando o país contava com aproximadamente 100 mil mortes, mas insta salientar que as concessões, em regra, são finalizadas meses após o requerimento do pedido. Portanto, estes pedidos foram realizados alguns meses anteriores a agosto, para que o volume fosse cada vez mais frequente”. A advogada é autora do livro ‘Aposentadoria da pessoa com deficiência sob a visão dos Direitos Humanos’ e coordenadora da pós-graduação em Direito Previdenciário. 

A advogada frisa que, para se ter uma estimativa sobre o aumento do número de concessões de pedidos de pensão por morte e que, provavelmente, possuem relação com o número de mortes em razão da pandemia, enquanto em dezembro de 2019, houve a concessão de 34.246 pedidos, em dezembro de 2020 este número saltou para 53.202. “O mesmo cenário ocorre em janeiro de 2019,  quando foram concedidos 30.199 pensões por morte, e em janeiro de 2020, 27.999, todavia, em janeiro de 2021, em plena pandemia, o número foi de 45.896. O mesmo salto ocorreu em relação ao mês de fevereiro, que contabilizou 43.040 em 2019; 40.739, em 2020, mas, 59.917 em 2021. Tal número crescente, possivelmente seria bem maior nos meses de março e abril de 2021 se os dados já tivessem sido disponibilizados”, lamenta Carla.

A especialista resalta que, com consequência de natureza econômica, social e de saúde, inclusive, mental, a pandemia também traz efeitos no sistema previdenciário. “Tanto no aumento considerável do número de requerimentos dos benefícios por incapacidade, quanto também nos de pensão por morte”.

Como solicitar a pensão  5bh7

A pensão pode ser solicitada nos canais de atendimento do INSS ou por meio da representação de um advogado. Para isso, é importante juntar documentação pessoal, tais como RG e F do falecido e dos beneficiários, ou carteira de motorista, bem como certidão de óbito e de casamento, em se tratando de pensão para esposo (a); ou contrato de união estável, e certidão de nascimento para filhos menores de 21 anos. 

Caso seja necessário comprovar a união estável, é indispensável a apresentação de provas que comprovem esta união, tais como recibos e contratos de conta conjunta no banco; seguro de vida, tendo o requerente como beneficiário; comprovantes de residência em comum; contratos de prestação de serviço em que conste o nome de ambos; dentre outros documentos que evidenciem a relação de dependência mútua entre os companheiros, bem como que conviviam juntos como se casados fossem.

Para pensão a pais do falecido, faz-se necessário comprovar também a dependência dos pais para com este filho, juntando-se documentos e relação de provas que evidenciem que a renda do filho era indispensável para a manutenção da vida destes pais de forma digna

“Nos casos em que se deve comprovar a união estável ou a dependência econômica, o trâmite processual pode ser um pouco mais demorado, em razão da análise de tais documentos”, alerta a advogada. 

A viúva do Issao Aoyama fez o requerimento e já conseguiu a pensão por morte. “Mas o valor foi mais baixo do que esperava, pois ele pagava previdência sobre 2 salários-mínimos”, contou Silma, que completa: “Deve ser por conta das mudanças da reforma da previdência, porque minha advogada explicou que a pensão não é mais de 100%. Não tive nenhuma dificuldade para conseguir o benefício. Era casada no papel e meu marido pagava certinho a previdência, então, não tinha muita coisa para provar. A minha advogada cuidou de tudo e após alguns meses eu recebi o benefício”, finalizou. 

Fonte: Pedidos de pensão por morte crescem devido à pandemia (ebc.com.br)

]]>